Existem muitas contradições sobre a origem da Racks Al Saif ou Dança da Espada.

Em textos de diversos cursos que já realizei encontrei a informação de que a Dança da Espada Folclórica é realizada por homens e a Clássica feita por mulheres. Onde na versão masculina é voltado para luta, realizado pelo homem mais velho da aldeia, que golpeia a espada em um prato de metal e que no Oriente Médio essa dança é realizada apenas por homens.

Inicialmente na versão feminina, a mulher por meio do equilíbrio da espada tentava chamar atenção das pessoas para atraí-las afim de vender suas meradorias.

E com o passar dos anos nos Estados Unidos, surgiu a Bailarina Jamila, dizem que em uma de suas apresentações um árabe rico pediu para que fizesse uma apresentação com uma espada de ouro na qual a presenteou. Jamila realizou uma linda apresentação com movimentos sinuosos, equilibrando a espada e com muito suspense.

No final da apresentação Jamila fez um cambrê e fincou a espada no chão e o público pensou que foi tudo planejado e nesse dia ela foi ovacionada.

A partir daí a Dança da Espada se tornou um sucesso entre as bailarinas americanas invadindo o mundo árabe por volta dos anos 60.

Há muitas outras contradições sobre a origem Dança da Espada e o que ela representa, mas independente disso a espada durante a dança demonstra equilíbrio e simbolicamente coragem, luta e força.

Durante sua dança demosntre calma, serenidade e confiança. Pode ser equilibrada em diversas partes do corpo fazendo movimentos sinuosos e também de percurssão. Não existe um Ritmo específico para dança com a espada mas sugiro uma Música mais calma e lenta ou que tenha algumas marcações para surpreender o público com manobras mais avançadas. 

Não existe um traje específico para a Dança com a Espada, tudo dependerá da proposta a ser criada na sua apresentação, uma Dança da espada mais tradicional ou moderna e dependerá também dos movimentos que gostaria de fazer na sua apresentação, pois alguns movimentos de chão devem ter uma saia mais fechada.

O início da Dança da Espada pode ser feita por alunas iniciantes já com 6 a 8 meses de aula, mas isso depende do que você aprendeu nesse período.

Por isso, em meu método divido os ensinamentos de Dança com a Espada em Iniciante, Intermediário e Avançado. Em cada um deles aprende práticas novas com a espada e sobe de nível. Em todos os níveis é possível realizar uma dança harmoniosa.

A espada é um objeto que deve ser respeitado pois a Bailarina está dividindo a atenção com ela durante sua apresentação, estudar é preciso para que conheça todos os segredos e possa realizar uma linda Dança com a Espada.

A Espada que utilizamos para Dança do Ventre é a Cimitarra de origem Turca é vendida em lojas de produtos árabes e é apropriada para aprendizado e apresentações. 

 

 

 

 

Samya Farhan

  • 1

Conteúdo VIP

Insira o seu nome e endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!